Após 30 anos dedicados à Polícia Militar do Distrito Federal, chega ao fim a carreira policial militar do nosso amigo 1º Sgt Lins, momento de traçar novos planos e realizar novas metas.
Sua trajetória na PMDF foi marcada por muito aprendizado. Policial dedicado e atento às necessidades do serviço, especialista em trânsito e segurança de autoridades, Lins atuou em diversas frentes na Corporação, desde ministrar aulas sobre trânsito na rede de ensino público do DF a promover a segurança dos chefes da cúpula dos Poderes Executivo e Judiciário no STF, STJ e Tribunal de Contas do DF.
Durante sua carreira, o sargento Lins constituiu família e passou por grandes desafios para conciliar a vida pessoal e profissional, já que é pai de duas meninas e um menino especial. Mas tudo acabou se encaixando, o que o fez crescer como pessoa. Juntamente com a esposa, ele montou uma rede de apoio às famílias com Síndrome de Down para compartilhar suas experiências e também aumentar seu conhecimento para incentivar o crescimento de seus filhos da melhor forma possível.
Pela corporação tem grande respeito e gratidão. Ele revela que a Polícia Militar é responsável por todo o seu aprendizado: “Devo tudo à PM. A PM é tudo para mim”, conta Lins, emocionado.
Ele se lembra de um fato marcante em relação à assistência recebida da PM quando envolvido numa situação pessoal bem difícil. Ocasião em que sua filha sofreu um acidente automobilístico próximo à Goiânia, sofreu 2 paradas cardíacas e quase não sobreviveu ao impacto. Apesar de toda preocupação em relação ao estado de saúde e ao custeio das despesas, o sargento Lins relatou que recebeu todo suporte do Departamento de Saúde da Corporação, ações fundamentais para o pronto restabelecimento de sua filha. Fato que mudou sua visão em relação ao sistema de saúde da PM.
Com mais de uma década trabalhando na Casa Militar, Lins relata que a convivência mais próxima às autoridades do Poder Executivo lhe mostrou a dificuldade do trabalho delas, seus desafios e embates políticos diários. Experiência que ampliou sua forma de olhar para a política.
Quando fala de sua passagem para a reserva remunerada, o que mais lhe fará falta é a rotina de trabalho e o convívio com os amigos. Ele acredita que o trabalho desempenhado na Casa Militar foi capaz de contribuir para a mudança na imagem da PM para as pessoas a sua volta, que puderam perceber o lado humano do policial militar “A PM é feita de pessoas e são as pessoas que mediam os conflitos”, reflete.
Para os recém-chegados no serviço público, ele tem um recado: “não vivam somente o agora, trabalhem em seu projeto de vida, se preparem para a aposentadoria, porque ela chega muito antes do que imaginamos e de uma maneira irreversível”.
Carlos Vinicios Dantas Lins, 1º Sargento Lins, saiba que sua dedicação foi fundamental para o bom desempenho das funções desta Casa Militar e que foi uma grande honra tê-lo em nosso efetivo!