Dando início às solenidades em comemoração aos 60 anos de Brasília, aconteceu neste domingo (5), na Praça dos Três Poderes, a cerimônia de troca da Bandeira Nacional.
O momento cívico ocorre sempre no 1º domingo de cada mês e sua coordenação é atribuída, com revezamento, as Forças Armadas e o Governo do Distrito Federal e neste domingo coube ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) a responsabilidade dessa missão.
Com a tropa formada e um maravilho concerto da Banda de Música, o Comandante do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Coronel Lisandro Paixão dos Santos, relatou que a corporação foi agraciada com o direto a realizar essa primeira celebração do ano.
O hasteamento da Bandeira Nacional foi marcado pela execução do Hino Nacional pela banda do Corpo de Bombeiros em conjunto com a salva de 21 tiros de canhão, realizada pelo 32º Grupamento de Artilharia e Campanha do Exercito Brasileiro (32º GAC), o arriamento da antiga bandeira se deu ao som do Hino à Bandeira.
Nem mesmo a chuva desanimou o grande número de famílias e entre as autoridades civis e militares presentes estavam Paco Britto, Governador em exercício do Distrito Federal, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Lisandro Paixão dos Santos, o Chefe da Casa Militar, Tenente-coronel Alexandre Spíndola de Ataídes, a Secretária de Turismo Vanessa Mendonça, o Secretário de Segurança Pública em exercício, Alessandro Moretti, e o Presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa.
Várias atrações foram disponibilizadas para os brasilienses e turistas presentes, como o projeto Manhã Cívica, da Secretaria de Turismo, que contou com uma feira de artesanato, passeios turísticos guiados, apresentação da bateria da Acadêmicos do Riacho Fundo II e diversas brincadeiras e brinquedos, bem como a exposição dos carros elétricos compartilhados pelo GDF.
O SESC foi responsável pela animação e diversão dos jovens e crianças, com cama elástica, pedal Kart, pingue-pongue, Pebolim, Pintura de rosto e oficinas de brincadeiras retrô, além da distribuição de picolés.
O Corpo de Bombeiros realizou uma demonstração de rapel no Congresso Nacional e proporcionou oficinas de atendimento pré-hospitalar, com informações essenciais sobre procedimentos em paradas cardiorrespiratórias, desobstrução de vias aéreas, entre outros procedimentos de primeiros socorros, além da exposição de viaturas e equipamentos.
Houve distribuição de água mineral pela CAESB e foram disponibilizadas várias tendas e banheiros químicos, para maior conforto dos presentes.
ASCOM da Casa Militar
Fotos: SGT André Coelho