A Comissão Setorial de Avaliação de Documentos da Casa Militar (CSAD), instituída pela Portaria CM nº 58, de 28 de março de 2023, reuniu-se na segunda-feira (03), com a finalidade de definir ações e estratégias eficientes no trabalho de avaliação e classificação dos documentos do acervo arquivístico do órgão.
Por meio de um cronograma de encontros periódicos, o objetivo será avaliar e classificar os documentos físicos, a fim de identificar aqueles com conteúdo relevante, ou seja, com valor administrativo, fiscal ou legal para a Instituição, de modo a racionalizar e elaborar o código de classificação de documentos das atividades-fim e meio, bem como auxiliar na preservação do patrimônio documental do Distrito Federal.
Documentos históricos, de valor probatório, cultural e informativo serão devidamente encaminhados ao Arquivo Público, a fim de serem preservados permanentemente e assegurados o acesso público.
A reunião foi presidida pelo Chefe Adjunto da Casa Militar, Coronel Alexandre Spíndola de Ataides, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e contou com a participação de treze membros, os quais desenvolvem, em algum grau, atividades relacionadas com arquivo.