A solenidade de Troca da Bandeira, conhecida como Bandeirão, atraiu a atenção de dezenas de pessoas que foram à Praça dos Três Poderes, neste domingo (19). A cerimônia, comandada pela Polícia Militar do Distrito Federal, começou pontualmente às 9h.
A aposentada Adalgiza de Araújo, moradora de Caldas Novas, ficou encantada. “Muito bonita (a cerimônia)”, disse. Ela conta que já tinha vindo outras vezes acompanhar a substituição da bandeira, mas havia muitos anos que não participava.
A bandeira de 286 m² é hasteada ao som do Hino Nacional e sob uma salva de tiros de canhão. Quando atinge o topo do mastro de 100 metros de altura, a bandeira antiga desce ao som do Hino à Bandeira.
O tempo relativamente curto do evento foi elogiado por Alisson Jhones, morador de Águas Claras, que estava com a filha de dois anos no colo. “Pra quem estar com criança, é muito bom ser rápido”, comentou. “É uma oportunidade de prestigiar e participar de uma solenidade muito bonita”.
Tradicionalmente as trocas de bandeira ocorrem no primeiro domingo de cada mês. Desta vez, o evento foi adiado para coincidir com o Dia da Bandeira, celebrado em 19 de novembro. Nesse dia, as bandeiras substituídas são queimadas em cerimônia alusiva à data.