O sargento Adriano Lopes foi promovido a primeiro-sargento nesta quinta-feira (30), em cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Buriti. A promoção post mortem foi concedida pelo governador Ibaneis Rocha. Os pais do policial militar, a viúva, a filha do casal, parentes, amigos e autoridades acompanharam o tributo a ele.
O policial militar morreu depois de inalar fumaça tentando salvar vítimas do incêndio que atingiu o hotel onde estava hospedado com a família em Maceió, em 16 de janeiro deste ano.
O gesto heroico foi lembrado pela comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ana Paula Habka. “Em seu momento de folga não hesitou em enfrentar o perigo, com muita bravura e muito altruísmo”, destacou. “A promoção é a forma de demonstrar o legado deixado pelo sargento”.
Ao conceder a ascensão funcional do sargento Adriano, o governador Ibaneis Rocha salientou que o gesto vai marcar a história da família do policial militar. “Foi a bravura de nosso sargento que, de forma destemida, sem medir esforços, salvou várias vidas naquele incêndio”, frisou.
A família ainda recebeu um quadro com o uniforme de Adriano e com a seguinte mensagem: “À família do nosso herói, 1º Sgt QPPMC Adriano Damásio Lopes”.
A Casa Militar estende o respeito e apoio incondicional à família do nosso irmão de farda. O sargento Adriano jamais será esquecido. Seu nome seguirá vivo na história da Polícia Militar do Distrito Federal.