A Casa Militar do Distrito Federal é um órgão especializado que integra a Administração Direta, responsável pelo apoio logístico e pela segurança institucional do Chefe do Executivo local. Criada em 1970, com a ocupação definitiva do Palácio do Buriti, a Casa Militar originou-se como Gabinete Militar do Governador.
A Instituição tem evoluído constantemente, tornando-se muito mais que um órgão de apoio. Ao longo de 54 anos, consolidou seu papel estratégico, ampliando suas atribuições para incluir a segurança de dignitários, autoridades em visita oficial ao Distrito Federal e outras autoridades designadas pelo Chefe desta Pasta.
Na área de logística, a Casa Militar garante o transporte e a administração da frota de veículos terrestres e aéreos a serviço do governador e de seus familiares. Além disso, é responsável pela segurança, comunicação, suprimentos e manutenção do Palácio do Buriti e de outros imóveis a serviço do governador.
Ao longo de sua história, o órgão tem desempenhado o importante papel de assessoramento ao chefe do Executivo local em assuntos institucionais relacionados à Polícia Militar, ao Corpo de Bombeiros e às atividades de caráter representativo junto às demais organizações militares.
Por meio da adoção de valores como lealdade, discrição, abnegação, ética, transparência e mediante a excelência na prestação de serviços, a Casa Militar do Distrito Federal tem trilhado uma trajetória de sucesso, consolidando-se como instituição de referência na Capital Federal e vanguarda na missão de garantir o apoio necessário ao Governador do Distrito Federal e aos demais entes a ele relacionados.
O êxito na execução das atribuições da Casa Militar só é possível graças ao empenho do nosso valioso talento humano, formado por policiais militares, bombeiros militares e servidores civis, que, ao longo dos anos, têm sido fundamentais para a construção de sua trajetória vitoriosa.
Imagens: Major Couto – Casa Militar