Foto: George Gianni / VGDF
O bate-papo com o mais alto escalão feminino do Governo do Distrito Federal, batizado de Você Mais Determinada, revelou nuances de determinação para as mulheres construírem uma carreira de sucesso. Organizado pela Casa Militar e feito por mulheres para mulheres foi transmitido ao vivo pela página da Agência Brasília no Youtube.
O evento contou com a participação da vice-governadora, Celina Leão, a comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ana Paula Barros, e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Mônica Mesquita.
Em quase uma hora de bate-papo, as autoridades contaram as trajetórias pessoais que culminaram no ápice das suas carreiras. O alto escalão feminino frisou que é importante estimular os sonhos das mulheres e criar um ambiente propício para o seu desenvolvimento profissional.
Foto: Bruno Couto/Casa Militar
Vestida com uma camiseta estampada com o lema “Unidas somos mais fortes” a vice-governadora disse que as mulheres precisam de um ambiente acolhedor. “Eu quebrei várias muralhas e paradigmas. Mas não foi uma busca, foi uma conquista”, declarou Celina Leão.
A vice-governadora acrescentou que a presença da mulher na política melhora o debate. “Não basta ser mulher. É preciso entender o papel que desempenha”, sentenciou.
À frente do comando da Polícia Militar, a coronel Ana Paula comentou que há muito trabalho ainda a ser desenvolvido na corporação para as mulheres alcançarem condições de igualdade com os homens. A comandante acrescentou que, depois de muita luta, as políticas públicas para mulheres foram incluídas no plano estratégico da corporação.
“Se não fosse a percepção de uma mulher, a proposta não teria sido incluída”, afirmou. “A gente tem várias características que os homens têm também, como foco e busca de resultado. Mas a percepção é uma característica só nossa”, observou a comandante-geral da PM.
Foto: Bruno Couto/Casa Militar
A coronel Mônica apresentou as medidas recentes para melhorar a qualidade de vida das mulheres do Corpo de Bombeiros, como a criação da Ouvidoria da Mulher, o comitê permanente para políticas públicas para as mulheres e a regulação da proteção da maternidade. “As dores que eu senti, que eu passei e que muitas amigas passaram, elas não vão precisar passar”, contou emocionada.
Foto: Bruno Couto/Casa Militar
O bate-papo contou com a presença de dois intérpretes de Libras que se revezaram durante a transmissão. Muitos espectadores enviaram comentários lidos pelas apresentadoras, as tenentes-coronéis da Casa Militar, Sueli Bonfim e Conceição Muniz.
A realização do Você Mais Determinada contou com o apoio das secretarias de Comunicação, Economia e da Pessoa com Deficiência e do Cerimonial do GDF.
Assista aqui à íntegra do programa.