Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
23/02/24 às 16h45 - Atualizado em 23/02/24 às 16h49

Homenagem à 5ª Turma de oficiais da PM leva emoção à Academia da PMDF

 

 

A emoção tomou conta do pátio da Academia de Polícia Militar de Brasília, nesta quinta-feira (22), na homenagem à 5ª turma de oficiais da PM. A solenidade coroou os 30 anos de serviço dos oficiais da Turma Cadete Marcos Martins de Souza.

 

A Casa Militar conta com cinco integrantes da turma de 1994, entre eles, o chefe da Casa Militar, coronel Emerson Eduardo Alves. No efetivo da Casa, há ainda o coronel Emerson Moura (chefe de gabinete), coronel Jânisson Mariano (chefe da Assessoria de Comunicação), coronel Francisco Bastos (subchefe de Operações de Segurança) e o tenente-coronel Lotus Vieira Lins (chefe da Unidade Especial de Transporte Aéreo).

 

Com os olhos cheios de lágrimas, o chefe do Estado-Maior da PMDF, Marcus Vinícius Antunes, disse que ver os amigos de turma foi como voltar no tempo. “É um flashback”, resumiu. “Quando a gente chegou aqui pela primeira vez, não sabia aonde ia chegar”.

Mas a 5ª Turma chegou longe. Atualmente ocupa os mais altos postos de comando da Polícia Militar. “Espero retribuir, com muito trabalho, o que a PM me deu e deixar um legado para as gerações vindouras”, completou o coronel Antunes.

 

 

O capelão da PM, major Eldaci Queiroz, abençoou os coronéis e louvou a trajetória dos oficiais. “Como é bom contar com tantos que se colocam à disposição da sociedade”, exclamou. “Neste momento, é valoroso reconhecer maravilhas, grandes vitórias e desafios vencidos”.

 

O secretário-executivo da Segurança Pública, Alexandre Patury, revelou algumas coincidências que o ligam a 5ª Turma. “Meu primeiro contato com minha esposa foi em 1994. Meu pai, se estivesse vivo, completaria 70 anos hoje. Vê-los aqui é uma honra para mim”, contou.

 

 

Durante quase duas horas de solenidade, os convidados assistiram a vários momentos emocionantes. Um dos pontos altos foi a homenagem póstuma ao primeiro-tenente Amarildo Valério dada a sua família. Os coronéis também receberam uma placa gravada com o nome de cada um.

 

 

A comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Habka, colega de turma, emocionou-se várias vezes durante a solenidade. A comandante agradeceu a participação dos colegas, ex-professores e ex-comandantes. “Sou grata pelas mensagens de apoio que recebo desde que assumi o comando”, disse.

 

A solenidade foi encerrada com o desfile militar da 5ª Turma e da tropa da Polícia Militar.