A Troca da Bandeira ganhou um ar mais que especial no último domingo (21). Conhecida como Bandeirão, a solenidade fez parte das comemorações do aniversário de 64 anos de Brasília e atraiu um bom público na Esplanada dos Ministérios.
A turista do Malaui, país africano, Tadala Nsanje ficou encantada. “Muito bonito e interessante”, exclamou. O motivo do encantamento foi a cerimônia executada pela Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, promovida pelo Governo do Distrito Federal, sob a coordenação da Casa Militar.
O público vibrou com as salvas de 21 tiros de canhão disparados durante o hasteamento da bandeira. A multidão ficou com os olhos vidrados na solenidade e registrando todas as imagens no celular. “Me assustei no primeiro tiro, mas depois achei muito bom”, confessou o morador de Ceilândia, Auniclei Santos.
Depois que a bandeira nova atinge o topo do mastro de 110 metros de altura, a antiga é arriada sob o Hino à Bandeira, entoado pelos militares. A substituição é mensal devido ao desgaste do sol e do vento.
Para encerrar o Bandeirão, a tropa da PM e do Corpo de Bombeiros desfilou. Dessa vez, os militares foram acompanhados dos alunos dos colégios militares Tiradentes e Dom Pedro II.
O espetáculo emocionou a moradora de Sobradinho, Elisandra Mundim. “Sensacional para celebrar Brasília, a capital do nosso coração”, celebrou.
O anfitrião, o governador Ibaneis Rocha, estava acompanhado da primeira-dama, Mayara Noronha, e do filho, Mateus Rocha.
Diversas autoridades acompanharam a solenidade na Tribuna de Honra, entre elas o chefe da Casa Militar, coronel Emerson; o secretário executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury; a comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Habka; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sandro Gomes; o comandante Militar do Planalto, general Ricardo Carmona; o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, desembargador José Cruz Macedo; e o deputado distrital Roosevelt Vilela.
As atrações para o público não ficaram restritas à cerimônia militar. O Sesc montou duas carretas com serviços gratuitos de odontologia e consultas médicas. O Senac ofereceu oficinas de culinária.
Para a criançada, foi montado um espaço com brinquedos infláveis e de distribuição de pipoca, algodão doce e picolé de graça. A meninada também se divertiu com as viaturas da PM e dos Bombeiros que ficaram expostas no gramado em frente à Praça dos Três Poderes.
O Bandeirão é executado alternadamente pelas forças de segurança do Distrito Federal, Exército, Marinha e Aeronáutica. A cerimônia ocorre no primeiro domingo de cada mês, exceto em ocasiões especiais, como o aniversário da capital federal.